terça-feira, 17 de março de 2009

And the Oscar goes to...

Ali ao lado, no Fórum 0937, tem estado a decorrer um período de nomeações para a eleição do melhor set Lego da década de 1970. Aqui fica a lista com as minhas nomeações ano a ano.

Mesmo sabendo que vou estar a constatar o óbvio, uma lista deste género é sempre subjectiva, pois além de depender de gostos pessoais, terá igualmente de ser elaborada (pelo menos no meu caso) sem dados concretos (referindo-me, como se poderá depreender, ao toque, à construção, a uma análise directa, a uma comparação in loco). Ainda pensei em nomear apenas sets a partir de 1978, ano da minifig, ano em que tem início a minha colecção, ano a partir do qual realmente conheço alguns dos sets, mas acabei por optar por nomear ano a ano, apresentando uma justificação mais ou menos fundamentada para cada escolha. Assim, sem mais delongas, aqui ficam as minhas nomeações:


1970 - Weetabix Castle (promocional, sem referência) Foi o último set que escolhi para a década. Tendo apenas como referência o catálogo de coleccionador, não vi nada que me atraísse, nada que à primeira vista me parecesse merecedor de entrar numa lista de nomeações de "melhor de ano", mas se me queria impor uma nomeação por ano, aqui fica. Porquê? É um castelo. Tão simples quanto isso.

1971 - 380 Village Set. Parece-me um set completo, que mesmo por si só pode proporcionar muita brincadeira, até mesmo quando se brinca com um amigo.

1972 - 355 Town Centre Set with Roadways. A mesma justificação do set do ano anterior.

1973 - 384 London Bus. Aqui entra um outro nível de apreciação. A nível de modelismo parece-me bastante perfeito, e os autocolantes contribuem para essa perfeição.

1974 - 200 Family. Foi o ano da que me parece a primeira tentativa de introduzir uma figura articulada. Sendo fã incondicional da minifig, para mim o surgimento de um seu antecessor não pode deixar de ser um marco. O que melhor para o celebrar que um set de figuras?

1975 - 364 Harbour Scene. Novamente, um set que para mim é bastante completo. Tem muita coisa, e além de fã de minifigs, gosto de sets assim, com muita coisa. E além disso já tem stubbies, o pai da minifig.

1976 - 370 Police Headquarters. E esses stubbies já começaram a tornar as escolhas difíceis. A partir daqui os bombeiros e a polícia seriam presenças constantes com este modelo de quartel/esquadra. Mesmo ainda sem minifigs, sempre tive um fraquinho por esquadras de polícia/quartéis de bombeiros Lego (sim, está bem, quem não teve/tem?) e esta parece-me bem conseguida.

1977 - 853 Auto Chassis. É defeito meu, eu sei, mas nunca consegui interessar-me por Technic. Reconheço a sua importância, os modelos espantosos que se fazem. Mas lá está, é um set sem minifigs, só consigo olhar para ele como potencial fonte de peças. E em Technic não encontro muitas que me interessem. Mas 1977 foi o ano da Technic. Por isso mesmo, este parece-me o set mais completo desta primeira fornada de conjuntos Technic.

1978 - 375 Yellow Castle. O ano da minifig. Aqui começa a grande dificuldade de escolha. A minha coleccção começa neste ano, e é também a partir deste momento que a criança na altura com cinco anos olha para os catálogos e sonha ter este ou aquele "jogo da Lego". Este foi o primeiro com que sonhei. Aqui se reúnem as minhas duas paixões: minifigs e medieval. É a minha escolha óbvia para este ano.


1979 - 928 Galaxy Explorer. Todos nós temos um set fetiche, e este é o meu. Ainda não perdi a esperança de o reconstruir com peças novas/em bom estado, pois as originais aparentam toda a idade que têm. Foi de longe o set com que mais brinquei na minha infância. Se este tópico (ou outro tópico irmão) chegar à nomeação de melhor set Lego de todos os tempos, esta será a minha escolha.

Sem comentários: